O máximo valor intrínseco da confiabilidade vem estabelecido pelo projeto do equipamento. Tecnologias frágeis, obsoletas ou não provadas resultam em processos de baixa confiabilidade. Alta confiabilidade intrínseca é algo relativamente fácil de alcançar em equipamento estático como recipientes, tubulações e sistemas de distribuição de energia.
Em equipamentos complexos como os equipamentos rotativos, isto é muito mais difícil de alcançar.
Nosso conceito da gestão dos ativos inclui um sistema de administração de confiabilidade no qual ficam assentadas as condições de cada equipamento a ser monitorado, revisado ou reparado, realizando o estudo da causa para cada equipamento que falha. A análise da confiabilidade incluindo o prognóstico aplicado a manutenção, provem a informação necessária para estender o tempo operacional e evitar a saída de serviço do equipamento. A melhoria contínua elimina as causas de falha e assegura total efetividade e retorno da aplicação na gestão dos equipamentos.
Possuir confiabilidade é uma condição necessária e fundamental para o êxito do conjunto. Confiabilidade é apontar a um objetivo e não o objetivo final.
|