Balanceamento Dinâmico In Situ
Correção de desbalanceamentos residuais segundo norma, utilizando como bancada o próprio equipamento, mediante técnicas de diagnóstico e cálculo particulares.
Identificação do desbalanceamento
O desbalanceamento é uma das causas comuns de vibração nas máquinas rotativas. A habilidade de distinguir entre desbalanceamento e outras causas de vibração é o primeiro passo essencial em qualquer análise ou trabalho de balanceamento.
Confirmação do desbalanceamento
Existem várias medições que ajudam a determinar quando a causa principal do problema de vibração é o desbalanceamento:
- Análises de espectros de vibração
- Forma de Onda
- Fase 1X
- Rotores em deslocamento
Tipos de desbalanceamento segundo norma ISO 1925
- Estático
- De cupla
- Quase -estático
- Dinâmico
Norma ISO 1940/1 o VDI 2060.
Esta norma é válida somente para rotores rígidos. Um rotor é considerado rígido se a sua máxima velocidade de serviço não gira a uma velocidade maior que sua primeira velocidade crítica. Na prática um rotor é considera como rotor rígido, quando sua velocidade de giro é menor que 0.5 ou menor que 0.7 vezes sua primeira velocidade crítica.
Alinhamento a Laser
A vida dos rolamentos, selos e acoplamentos de máquinas é encontrado íntimamente ligada ao grau de alinhamento do equipamento. Dispostos a levar cada componente ao máximo de sua vida útil teórica, o alinhamento é uma das práticas de manutenção que deverá estar baixo restrito controle e com um grau de exatidão que permita chegar a estes límites. Em função dele, nos propomos incorporar um sistema de alinhamento de máquinas por feixe de laser (Fixtur Láser Sharp 50).
Vantagem do alinhamento a laser
vs. o alinhamento mecânico.
- Flexão das barras
- Histéresis
- Baixa resolução, 1/100 mm
- Erros de medição
- Jogo mecânico
- Indicador inclinado
- Jogo axial
|